sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Defesa de Mestrado


No dia 14 de dezembro de 2012, ocorreu a defesa da dissertação de mestrado intitulada "Tratamento de imagens orbitais e suborbitais para caracterização ambiental da cabeceira do rio São Lourenço-MT".  A pesquisa foi realizada pela mestranda Anny Keli A. Alves Cândido. O trabalho foi defendido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis. Participaram da banca de defesa os Professores: Normandes Matos da Silva (orientador - Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas - UFMT Roo), José Adolfo Iriam Sturza (Instituto de Ciências Humanas e Sociais - UFMT Roo) e Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP São Carlos). 


Anny Keli e Profa Kalinka (acima). Normandes M. Silva, Kalinka R. L. J. Castelo Branco e José Adolfo I. Sturza (da esquerda para direita)

O projeto da mestranda, contou com apoio da CAPES (bolsa de estudo) e CNPq (apoio ao projeto "Unidades demonstrativas de restauração ecológica em nascentes no alto rio São Lourenço, Campo Verde, Mato Grosso). O trabalho foi orientado pelo Prof. Normandes M. Silva e coorientado pelo Prof. Domingos Sávio Barbosa (ICAT/CUR/UFMT).

Parabéns Anny!

Um comentário:

  1. Pioneirismo e inovação

    Chamo a atenção para a dissertação da MSc. Anny Cândido pelo uso das imagens de alta resolução obtidas com VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) resultado de uma importante parceria entre o grupo de pesquisas e outros pesquisadores de Universidades e Empresas.

    Pessoalmente, fico muito feliz por este trabalho, pois, a mais de dez anos que discutíamos a possibilidade do uso de imagens de VANTs para subsidiar projetos na área da Eng. Ambiental, mais especificamente, com um enfoque para processos ecológicos. Pude presenciar toda a sorte de dificuldades naqueles que se enveredaram em adotar essa ferramenta.

    O mais interessante é que, na UFMT, em menos de dois anos (neste ponto o mérito do Prof. Normandes Silva como orientador), tive o privilégio de ver a concretização de um produto tecnológico de alto valor agregado e com amplas perspectivas científicas e de mercado. Isto tudo, às vésperas da UFMT adquirir sua primeira aeronave não tripulada.

    No resumo, de uma longa história, a lição que fica é: quando as pessoas certas se reúnem em nome de um propósito justo, tudo que é de bom prevalece! Parabéns Anny, parabéns a todos!

    Prof. Dr. Domingos Sávio Barbosa

    ResponderExcluir