sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pesquisadores da UFMT apresentam resultados de projetos para Comunidade de Campo Verde-MT

   Professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que participam de projetos de pesquisa na região que compreende as nascentes do rio São Lourenço, apresentaram resultados de suas pesquisas a produtores rurais, servidores públicos municipais, estudantes e representantes de empresas de consultoria ambiental, dentre outros setores da sociedade de Campo Verde-MT. O evento ocorreu no dia 05 de abril de 2013, na Câmara de Vereadores do município. 

Carlos Henrique B. Checoli (Consultor Ambiental e Mestre em Recursos Hídricos) e Dra Oscarlina Lúcia dos Santos Weber (Professora do PPG em Recursos Hídricos- UFMT)

   Na oportunidade, foram apresentadas informações sobre aspectos químicos da água e do solo, análise ambiental de nascentes com enfoque ecossistêmico (morfopedologia), além de resultados acerca da recuperação de ambientes de preservação permanente degradados.
   Participaram do evento pesquisadores da UFMT do campus Cuiabá e Rondonópolis, representando o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (Cuiabá) e o curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (Rondonópolis).

Dra Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores e Dr. Antônio Brandt Vecchiato, ambos Professores do PPG em Recursos Hídricos-UFMT.

  Ao fim das atividades, foi consenso dos participantes que as ações de pesquisa, ensino e extensão que ocorrem na área de estudo (setor de cabeceiras do rio São Lourenço), representam uma oportunidade ímpar para que a UFMT participe de forma proativa na resolução de problemas particularmente complexos, de caráter socioeconômico e ambiental. Outro ponto em comum constatado, foi a necessidade da continuar as ações na região, a partir da aprovação e execução de novos projetos financiados, contando sempre com o apoio da comunidade local, inclusive no processo de tomada de decisão quanto aos objetivos desses projetos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário